Entidades de Classe buscam alertar o Legislativo: Reajuste 2026, Correção do PCCR e Lei Orgânica

Na tarde de terça-feira (18), representantes das forças de segurança do Estado reuniram-se com o Deputado Estadual Felipe Leitão para tratar de assuntos referentes à Lei Orgânica da Polícia Civil.

Na oportunidade, os representantes das categorias da Polícia Civil, Investigadores e Peritos, e da Polícia Penal solicitaram apoio do deputado e uma comissão para debater e intermediar a valorização dos profissionais da segurança, qual seja: a correção dos PCCRs, reajuste salarial 2026 e apreciação do texto da Lei Orgânica da Polícia Civil.

As carreiras policiais do estado denunciam que não existe diálogo efetivo, e que os representantes do governo na segurança nada estão fazendo para resolver o problema da defasagem salarial.

As entidades alertam para o fato dos gestores da segurança estarem há quase 16 anos no poder e só se preocupam com cargos e grupos, sem apresentar nenhum planejamento para melhorar a situação salarial da carreira investigativa.

Ainda é importante reforçar que muitos policiais estão morrendo trabalhando e não se aposentam por causa das perdas salariais, outros adoecem em escolas de plantão exaustivas para complementar a renda.